Os estilos do Triathlon no desenvolvimento do triatleta

O Triathlon é um esporte que oferece tantas opções com suas modalidades (natação, ciclismo e corrida) que acaba atraindo cada vez mais atletas interessados em diversificar seu treinamento e qualidade de vida.

As possibilidades continuam nas provas, que podem abranger qualquer pessoa que queira praticar – incluindo seu biotipo, tempo de treinamento, força e diversas capacidades físicas.

Dentro do triatlhon convencional, que segue a ordem das modalidades e onde não há interrupções, as provas são categorizadas em cinco estilos.

 

1. Sprint (ou Short)

Fazem parte de uma prova Sprint de Triathlon 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida.

Um triathlon Olímpico tem 1,5 km de natação, 40km de ciclismo e 10 km de corrida, isso significa que um Sprint (ou Short) é metade de uma prova de um Olímpico, além de ser uma prova muito indicada para quem está começando no esporte.

 

2. Olímpica (ou Standard)

A distância Standard (ou Olímpica) é composta por 1500 m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida.

Ela leva esse nome porque é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional e é praticada nas Olimpíadas desde os jogos de Sidney, em 2000.

Um bom exemplo de prova onde acontecem os estilos Sprint (ou Short) e Standard (ou Olímpico) é o TRIDAY SERIES, da mesma organizadora do IRONMAN.

 

3. IRONMAN

Grande sonho de todo triatleta, essa é a prova mais famosa que existe hoje no triatlhon. E a história começou não faz muito tempo.

Em 1978, Oahu, Havaí, queriam descobrir qual era a prova exaustiva e quais eram os atletas mais bem preparados para: 3,8 km de travessia de Kailua, 180 km de ciclismo em Oahu, 42.195 m na Maratona do Havaí. A solução foi unir todas essas provas em uma e melhor entre todas seria um “IRON MAN”. No ano seguinte foi realizada a primeira prova e desde então provas de IRONMAN acontecem no mundo todo!

 

4. IRONMAN 70.3

Tão famoso quanto o IRONMAN, o IRONMAN 70.3 é uma versão que apresenta uma distância intermediária da prova, funcionando como uma etapa para quem quer passar para a versão mais longa.

São 1,9 de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida.

 

5.Endurance

Existem ainda pelo mundo, provas Endurance com distâncias ainda maiores que o IRONMAN que chegam a ter dinâmicas diferentes de competição e são muito mais restritas à profissionais do esporte.

 

Agora uma pergunta para você refletir e colocar em prática: hoje você se adapta melhor a qual estilo de triathlon?

 

Avalie seu condicionamento físico e bora treinar para ser O melhor!

 

Mas ser melhor que alguém?

 

Ser melhor que você mesmo. Sempre.

 

Ficou curioso e quer conhecer mais sobre as provas de Sprint (ou Short) e Olímpica (ou Standard)

que o TRIDAY SERIES oferece? Clique aqui!

 

Acha que já está na hora de partir para o IRONMAN 70.3 ou para o IRONMAN? Clique aqui!