MEUS PASSOS NO TRIDAY USP

 

A última etapa do TRIDAY SERIES 2017, o TRIDAY USP, reuniu triatletas de diversas regiões do país, em sua maioria do estado de São Paulo. Cheios de força de vontade, talento e muita determinação, eles tomaram o Campi da USP, na Cidade Universitária no último dia 15 de novembro.

O dia começou cedo. Às 4h30 da manhã começaram a chegar os primeiros triatletas. Devidamente equipados, cada um já procurava o lugar certo para posicionar sua bicicleta. Depois do check-in de equipamentos, tempo para aquecimento e hidratação. E quem ainda se sentia à vontade, pausava para comer algo leve. Faltando menos de meia hora, os últimos competidores ainda chegavam. Teriam menos tempo para se organizar. Mas nada os impediria de começar a prova.

Intensos. Só assim podemos definir 750 m de natação, 20 km de ciclismo, 5 km de corrida (Sprint) e 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo, 10 km de corrida (Olímpica). E assim foi toda a prova para Nilton Gaspar.

Com mais de 50 provas de experiência, Nilton, 45 nos, que treina desde 2012 e participa constantemente de provas como IRONMAN Florianópolis, Kona e diversos IRONMAN 70.3, completou no TRIDAY USP mais uma das quatro etapas que participou do TRIDAY SERIES neste ano de 2017.

No último TRIDAY USP, Nilton tinha uma estratégia principal: fazer uma boa prova, porque sabia que podia ser um campeão no TRIDAY SERIES e ter um bom resultado. Além disso, manter a performance na corrida também era o foco, pois em Kona o inesperado aconteceu: uma pequena contusão comprometeu sua panturrilha e desde então Nilton estava praticamente sem correr.

Para ele, ter a possibilidade de fazer provas como o TRIDAY SERIES que oferecem o estilo Olímpico e acontecem com mais frequência, com o suporte e a infraestrutura necessários, é muito importante, pois seu treinamento é diferente. Ele acontece por meio das provas, que são feitas várias vezes ao longo do ano. E são essas provas mais curtas que garantem preparo físico, trabalham velocidade e força para provas mais longas. “Quanto mais você larga, menos pressão você sente.”, diz Nilton.

Um fator que chama a atenção de Nilton para o TRIDAY SERIES, é que ele acontece em forma de campeonato, e assim ele pode se desenvolver, traçar metas e encontrar os adversários na prova seguinte. Segundo Nilton, “É uma forma de você estar sempre competindo ao longo do ano, de intercalar com o IRONMAN, com o IRONMAN 70.3 e com outras provas. De estar sempre treinando”.

Apesar de competir também no Endurance, na maior parte das provas é no estilo Olímpico que Nilton compete. Claro em seus objetivos no Triathlon, que é praticar o esporte que gosta, manter a forma física, a disciplina e o compromisso, ele já se prepara para sua próxima prova no dia 10, que acontece em Santos.

Com orgulho, Nilton fala do seu planejamento e dos próximos passos no esporte que ele ama “Conseguir os melhores resultados, sempre disputar a possibilidade do pódio e garantir as provas. Sempre preparando. Sempre treinando. Estou aqui para vencer.”